A Ouvidoria constitui um canal direto de diálogo entre os membros, os voluntários e a sociedade em geral com a IGREJA.
Trata-se de uma porta aberta para a participação através da escuta atenta de determinados fatos abrangendo a estrutura funcional da IGREJA, seus ministérios, voluntários e pastores, visando contribuir para a elevação dos padrões de transparência, presteza, ética e melhorias nas atividades da IGREJA.
Compete a Ouvidoria receber denúncias, elogios, críticas, reclamações, sugestões e outros expedientes de qualquer natureza que lhes sejam encaminhados acerca das atividades desenvolvidas pela Igreja Lagoinha Rio e/ou das condutas dos voluntários, líderes e pastores.
É composta por um Pastor Ouvidor com formação em direito, nomeado pelo Pastor Presidente, para garantir a condução adequada e ética dos processos. Esse pastor será responsável por intermediar questões e demandas enviadas para ouvidoria, com autonomia e independência.
Com o recebimento da demanda, o Ouvidor iniciará a busca das informações sobre o caso, podendo se valer de todos os meios de provas disponíveis, a fim de se chegar a uma conclusão do fato. Concluída a apuração dos fatos o Ouvidor recomendará a liderança da pessoa reclamada, elogiada ou sugestionada as medidas necessárias à solução da demanda, tudo à luz da Bíblia e do Estatuto da Igreja, e comunicará ao apresentante do elogio, da reclamação ou da sugestão o encerramento da demanda.
Prazos:
O prazo para resposta da demanda é de 15 (quinze dias) úteis, podendo ser prorrogado por igual período.
Todas as demandas são tratadas de forma sigilosa, imparcial e isenta, sem qualquer influência de quem quer que seja.
Importante
Ao remeter a sua comunicação forneça o maior número de informações, a fim de viabilizar a apuração dos fatos.
Denúncias e/ou reclamações anônimas serão tratadas internamente, porém não respondidas.
1 Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos?
2 Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?
3 Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!
4 Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.
5 Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?
6 Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes!
7 O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?
8 Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos!
1º CO 6:1-8
Se preferir, você pode solicitar o atendimento presencial da Ouvidoria, mediante agendamento com a Secretaria da Lagoinha Rio, por meio do telefone, e-mail, ou diretamente na sede, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, nº 119, Piratininga, Niterói/RJ.