Você provavelmente já deve ter visto alguém sendo “cancelado” nas redes sociais, principalmente se esse alguém for uma pessoa pública. Essa prática se tornou muito comum na atualidade e tem gerado muitos debates na sociedade. Mas você sabe o que realmente significa “cancelar” alguém e os motivos que geram esse “cancelamento”?

O que é a cultura do cancelamento?  

\"\"

Com os avanços no campo social, observa-se na atualidade uma desconstrução de práticas e costumes antigos, isso significa que alguns comportamentos não são mais tolerados, como por exemplo comentários racistas, homofóbicos e machistas. Como resultado, uma parcela cada vez maior de pessoas se manifesta contra tais atitudes que são passíveis de punição.

É comum observarmos esse tipo de debate nas redes sociais, sobretudo, em virtude da internet ter se tornado m lugar propício para o debate de causas importantes e um espaço para manifestações. Frequentemente, no ambiente virtual, as manifestações contra comportamentos considerados errados acabam em linchamento virtual contra a pessoa responsável pelas postagens, como forma de punição e de realizar a chamada justiça social. Como todos os indivíduos são suscetíveis a cometerem erros, inúmeras pessoas estão sendo “canceladas” no meio digital.

Mas… O que faz alguém ser “cancelado”? 

\"\"

No mundo moderno, em que a presença da tecnologia é cada vez maior e as redes sociais exibem um crescimento gigantesco, o “cancelamento” de uma pessoa está diretamente relacionado ao seu comportamento virtual. É válido ressaltar também que a maioria dos cancelamentos ocorre por conflitos de opiniões e pensamentos, devido à crença de que existe um “certo” ou um “errado” convencionado na sociedade.

Dessa forma, as pessoas vítimas do cancelamento acabam sendo excluídas da sociedade por um determinado grupo de indivíduos, além de sofrerem linchamentos virtuais e sofrerem punições pelas ações praticadas. Algumas vezes, a ação de cancelar alguém é temporária, em que a pessoa que foi cancelada tem a oportunidade de mudar suas condutas e ser aceita novamente por determinado grupo social.  

Pensem bem antes de \”cancelarem\” alguém, o próximo pode ser você.

Por

\"\"