Dicas e receitas para comer bem na estação mais fria do ano: tem caldos, sopas, fondue, chocolate quente e muito mais. É para deixar o corpo e coração quentinhos!

O inverno é a estação do ano marcada pelas temperaturas mais baixas e, em regiões tropicais como o Brasil, pelo clima seco. Quem gosta dos dias frios pode tirar o cobertor do armário entre 20 de junho a 22 de setembro. São quase três meses para aproveitar muita comida boa – como os caldos, fondues e chocolates quentes – que marcam o paladar da estação.

Entenda um pouco mais sobre o inverno no Brasil

O início do inverno no Hemisfério Sul é definido pelo fenômeno denominado Solstício de Inverno, no qual as noites são mais longas do que os dias. Por isso você tem a impressão que nesta época do ano anoitece mais cedo, entre 17h e 18h.

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Mas, e a neve? No Brasil esse é um fenômeno pouco provável devido à localização geográfica e o clima tropical. Para realizar o sonho de fazer um boneco de neve é preciso ter um relevo elevado e bem úmido. Em alguns estados mais ao sul do país, como no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é possível ver esse show da natureza, além de contar com um pouco de sorte.

No geral, quando ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Sul, é normal que a temperatura baixe uns bons graus no termômetro, criando o cenário perfeito para vestir o casaco e se deliciar com muitos pratos típicos de inverno que são de aquecer o corpo e o coração.

Quais são os alimentos da estação e como usá-los em receitas quentinhas?

Você já reparou que alguns alimentos, eventualmente, ficam mais difíceis de serem encontrados nas feiras enquanto outros ficam em alta? Isso acontece devido à sazonalidade destes alimentos, quando a oferta aumenta e os preços caem.

Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), comprar produtos típicos da estação pode garantir uma economia de até 50% para os consumidores.

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Bom pro bolso, bom para a saúde! Isso porque os legumes, verduras e frutas da estação podem maturar naturalmente, ou seja, sem a necessidade de grande uso de agrotóxicos, pesticidas e aditivos químicos na plantação.

Os alimentos que são mais encontrados durante a estação mais fria do ano são: abóbora, abobrinha, mexerica, morango, abacate, agrião, milho-verde, couve, mandioca, ervilha e gengibre.

Pratos típicos de inverno em versões mais saudáveis

Atividades físicas e frio não parecem combinar muito, não é? Na realidade, tudo o que queremos é ficar debaixo do cobertor e se esbaldar com caldos e chocolates quentes cremosos, pães quentinhos, fondues, queijos, vinhos e por aí vai. Por isso, é bem normal sair da dieta durante esta estação do ano. E tudo bem comer essas delícias de vez em quando. Mas, se você quer seguir uma vida saudável à risca no inverno, você pode realizar algumas substituições nas receitas e trocar alimentos mais calóricos por aqueles que são mais saudáveis.

– Caldos e Sopas

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Os mais famosos do inverno já são, geralmente, saudáveis e nutritivos, com muitas cores e sabores no prato. Mas tem como deixar essas receitas ainda mais fitness ao prepará-las com a base de legumes. Muito mais que aquecer, as sopas e os caldos podem ser os aliados da sua dieta!

– Massas e pães

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Carboidrato e inverno está entre as melhores combinações que existem. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar nas massas e deixar de lado as verduras e os legumes, hein?! A sugestão do Guia da Cozinha é usar as massas em versões integrais. Ah, e para substituir o queijo ralado industrializado, você pode cortar em cubos o queijo branco de minas e dar o toque final pro seu prato!

– Lanches saudáveis

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Um chocolate quente, um café com leite, um cappuccino ou um chá de manhã é tudo o que você precisa para se esquentar nesta época do ano. Mas o que você pode preparar para acompanhar essas bebidas? Sabe aquele alimento que é perfeito para beliscar e que é bem quentinho? Bom, também é possível deixá-los mais saudáveis.

A importância dos legumes no inverno

Durante o inverno é muito comum que o nosso desejo por alimentos calóricos fique mais aguçado, não é mesmo? Mas tudo tem uma explicação: isso acontece porque o nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, logo, a nossa vontade de comer aumenta e, por vezes, os alimentos mais saudáveis acabam ficando de lado.

Nesta época do ano, o cuidado em manter uma dieta balanceada com mais verduras e legumes deve ser redobrado, já que ficamos muito mais suscetíveis em comer mais calorias e menos nutrientes.

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As saladas, por exemplo, não são um prato saudável muito agradável para comer nos dias frios, porque geralmente são ingeridas frias. Uma alternativa é substituí-las por tortas integrais com recheio de legumes e verduras variadas, suflês ou refogados, com legumes salteados e cozidos no vapor para manter todos os nutrientes.

Outra alternativa bem prática para incluir os legumes nas suas refeições é por meio de sopas e caldos. Mas, atenção, fique de olho nos ingredientes para não extrapolar nos alimentos mais calóricos, como as carnes e os embutidos. Assim, você consegue se manter quentinho saboreando algo leve e nutritivo.

Comer alimentos ricos em fibras é uma ótima alternativa para se manter mais saudável e não cair nas armadilhas dos alimentos hipercalóricos. Isso porque as fibras atuam no aumento da saciedade, ou seja, você vai sentir menos fome ao longo do dia.

Aposte em alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, aveia, milho, abobrinha, couve, batata doce e cenoura. E, lembre-se: para que as fibras tenham uma melhor atuação no seu organismo é importante se manter hidratado — beba bastante água (ou chá quentinho)!

Alimentos para manter boa imunidade ao longo da estação

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Basta o frio chegar para que a dor de garganta, os espirros, a coriza e a indisposição apareçam. E, quando menos esperamos, ficamos doentes. Muitas vezes, os resfriados e gripes acabam sendo mais comuns quando estamos com o sistema imunológico fraco.

Ter uma vida menos ativa e uma dieta pouco saudável são fatores cruciais para que a sua imunidade fique mais baixa. Por essa razão, cuidar da alimentação no inverno é fundamental para evitar quadros de alergias respiratórias como bronquite, rinite, sinusite e outros.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Para evitar ficar doente e manter a saúde intacta durante a estação, você pode optar por comer vegetais mais escuros, como brócolis, rúcula e espinafre, que contém maiores níveis de vitamina C, fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico.

Uma outra dica para turbinar a sua saúde é apostar nas frutas cítricas da estação como morango, mexerica, acerola, caqui e tangerina. Assim, você não fica refém de um só alimento e ainda pode variar na dieta, o que é muito importante para consumir ainda mais vitaminas e nutrientes.

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Para você que ama beber um chá nesses dias mais gelados, aproveite para deixar a sua imunidade mais fortalecida adicionando alguns ingredientes poderosos. Alimentos como cebola e alho são uma excelente fonte de vitaminas A e C, e possuem propriedades expectorantes e anti-inflamatórias.

O gengibre e a canela são termogênicos e vão te ajudar a ficar mais aquecido. Eles são ótimos para o bom funcionamento do metabolismo e aliviam os sintomas leves de resfriados, como a congestão nasal.

Bebidas quentes para espantar o frio

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|Nem só de comidas quentinhas viverá o homem no inverno. Muitas vezes, não há nada melhor para se aquecer do que um bom chocolate quente, um café ou simplesmente um chazinho. Mas, antes mesmo de falarmos dessas bebidas deliciosas, a gente sabe que manter a hidratação durante os dias frios pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas. No inverno é muito comum que tomemos menos água durante o dia, o que pode ocasionar quadros de desidratação e nem sequer damos conta. Então, se o seu forte não é tomar bastante água, você pode optar por outras bebidas ao longo do dia para manter o bom funcionamento do organismo!

Os chás são grandes aliados para manter uma boa hidratação durante esse período. Eles podem ter um efeito calmante e ainda atuar na manutenção do seu sistema imunológico. Outro queridinho do inverno é o chocolate quente, que é simplesmente irresistível de tão saboroso. Ao fazer a receita, tente optar pelo cacau em pó 70%, que é mais saudável e contém menos açúcar do que os achocolatados convencionais. Prefira, também, o uso do leite desnatado no preparo para que a receita seja ainda menos calórica!

As bebidas alcoólicas como vinhos e destilados costumam ser as estrelas da estação. Tudo pode ser consumido, mas é necessário estar atento à quantidade e intercalar uma boa taça ou dose com um copo d’água. Assim, você pode aproveitar ainda mais aquela noite especial com um bom vinho e um jantar delicioso para aquecer ainda mais os dias frios.

Por

Julianna Coelho

Jornalista