As comidas de festa junina são tudo de bom, não é mesmo? Bolo, cachorro quente, quentão, maçã do amor, pamonha… Os quitutes juninos são sempre muito variados e saborosos. Mas de onde será que vem cada um desses pratos típicos da nossa festa junina? Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a origem dessas maravilhas. E já adiantamos: vai dar fome! Preparado? Então, vamos nessa!

Comidas típicas de festa junina: quais são os principais ingredientes

\"\"

Uma festa junina é formada por muitos elementos e a comida é um dos principais, claro. Cada região tem suas tradições, mas que de modo geral as comidas mais famosas levam alguns desses ingredientes. Veja os mais importantes:

Milho

O milho é um ingrediente tão delicioso quanto coringa. A colheita do milho acontece exatamente no mês de junho. E é praticamente impossível pensar em algum prato de festa junina que não leve o alimento em sua receita.

Coco ralado e leite de coco

São dois ingredientes indispensáveis no preparo dos mais variados doces juninos, além de estarem presentes também em receitas de bolos.

Amendoim

Puro, torrado, doce ou salgado, em diversos estados brasileiros os pratos feitos com amendoim são clássicos das festas juninas.

Mandioca ou macaxeira

Além de ser a base para a produção da tapioca, também é muito usado nos bolinhos de mandioca servidos em qualquer arraial.

Quais são as comidas de festa junina?

\"\"

As comidas de festa junina são importantes para manter a tradição dessas celebrações. Itens que rapidamente são associados ao período junino. Entre as principais, que são presenças certas tanto nas grandes festas como nas comemorações mais simples, estão:

Comida típica de festa junina do Nordeste

As festas juninas no Nordeste são levadas muito a sério. É a região onde acontecem algumas das principais festas juninas do Brasil, que estão até mesmo entre as mais tradicionais do mundo. 

Um exemplo disso são as quadrilhas da região, premiadas inúmeras vezes pela criatividade e profissionalismo da performance. Tudo regado a muita alegria, trio elétrico e forró, é claro! E com muita tradição quando o assunto são as comidas típicas, como:

Comida de festa junina da região Norte

Também é uma região com festas juninas, mas com características muito próprias, mostrando a riqueza cultural local. Na Região Norte, as bandeirinhas e quadrilhas dividem espaço com as famosas festas do Boi-Bumbá e de Parintins. Entre as comidas tradicionais, algumas são bastante típicas:

Comida de festa junina da região Centro-Oeste

\"\"

A região tem tradições mais sertanejas – foi no interior do Goiás que nasceram grandes nomes do sertanejo brasileiro, um dos ritmos mais tocados nos arraiais do país inteiro e que inspirou a imagem do caipira. 

Já no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a dança típica é o cururu: um desafio de rimas entre os violeiros da região. E algumas comidas que não podem faltar são:

Comidas de festa junina da região Sudeste

No Sudeste, quem tem tradição de organizar as festas juninas são as quermesses. Assim, as igrejas abrem suas portas para receber as quadrilhas e as barraquinhas de jogos e comidas típicas. E falando em comidas, os pratos típicos da região são:

Comida de festa junina da região Sul

No Sul do Brasil, as festas juninas também têm as suas particularidades. Nas vestimentas masculinas, a tradição é a clássica roupa gauchesca, com direito a bombacha, bota, espora e lenço no pescoço. 

No Rio Grande do Sul, as festas típicas incorporam também o maçanico, dança típica da região, e a dança do pezinho, herdada dos Açores, em Portugal. Entre as comidas típicas do Sul, merecem destaque:

O que não pode faltar na festa junina de comida

Por

Julianna Coelho

jornalista