Você já ouviu falar em aroma ambiental?

Este termo, muito usado em projetos de ambientes comerciais, também se aplica perfeitamente aos ambientes residenciais.

O aroma ambiental pode ser artificial, quando inserimos num espaço um aroma, ou fazer parte do próprio espaço, quando pertence a um produto. Uma mesa de café da tarde aromatiza todo o ambiente com o cheirinho do pão, os biscoitinhos … Você consegue lembrar a última vez que você sentou à mesa de café e sentiu um cheiro inesquecível?

Qando isso acontece, você registra no seu inconsciente esta sensação e sempre que você sentar a uma mesa que remeta a sua primeira experiência, a emoção que você sentiu retornará na mesma vibração de antes, te conectando com este novo ambiente.

Isso não é incrível?

Veja neste projeto “ Lavabo Conceito”. As paredes foram pintadas com textura de reuso de pó de café. Um aroma que aquece o coração dos brasileiros e que remete a momentos prazerosos.

\"\"

E por que isso acontece?

O olfato é chamado de sentido químico, por permitir o ser humano distinguir uma substância benéfica ou não pelo odor sentido pelo nariz.

Os odores que sentimos são processados próximos aos centros de emoção e de memória, não demonstrando nenhum esforço cognitivo para que fique registrado aquele cheiro… que faz remeter àquele espaço ou a uma situação.

O poder de um aroma é muito além de ter um lugar cheiroso. Ele pode influenciar no seu humor, na sua conexão com o ambiente, na sua relação com as pessoas, no fechamento de negócios e muito mais.

Por ser o primeiro sentido a ser aguçado, é através dele que chega a primeira impressão.

Aqui já deu para perceber o grande aliado que os estabelecimentos comerciais tem, não é verdade? E os residenciais, será que podem se beneficiar dessa estratégia?

Um bom aroma é capaz de fortalecer a autoestima e até proporcionar benefícios para a saúde.

\"\"

Pesquisas apontam que quando os aromas são inalados, ajudam a ativar o sistema límbico do corpo, que estão vinculados ao humor, a emoção, a memória e até aos nossos padrões comportamentais.

A resposta emocional da mente relacionada ao aroma pode trazer ótimos benefícios para o indivíduo, como:

-melhoria do sono;

-redução de sintomas de estresse;

-aumento de sensação de bem estar; e

– promoção de relaxamento da mente e do corpo.

Uma casa saudável está relacionada a uma integração de vários fatores e estratégias, visando o bem estar e a melhoria de qualidade de vida. E esta apresentada hoje, é de grande potencial para uma vida melhor.

Agora, antes de incluir um aroma na sua casa busque saber a procedência. Podemos lançar mão de incensos, aromatizadores, velas, essencias, ervas e tantas outras possibilidades, mas não esqueça que é importante que sejam produtos atóxicos, naturais, que sejam produzidos respeitando a vida.

Por

\"\"