Renata Esteves, advogada e mãe do autista Benjamim de 3 anos, luta diariamente para que as leis que já existem sejam cumpridas na sua integralidade pelo Poder Público e o setor Privado, e na implantação de centros de referência com tratamento efetivamente adequados em todo território nacional para Autismo.

Entrevista:

CATV: Quando vc descobrir o autismo do seu filho??

RE: Após 2 anos, percebi atraso na linguagem. Levei Neuropediatra que iniciou investigação, após 1 ano, que fechou o diagnóstico com 3 anos.

CATV: Como é o dia a dia de uma criança autista??

\"\"

RE: Após diagnostico inicia tratamento intensivo, são até 40 horas semanais, dividido em escola para trabalhar interação social com as crianças e as terapias em Análise do Comportamento Aplicado Multidisciplinar que consiste nos profissionais de: Fonoaudiologia, Psicologia TCC, Terapeuta Ocupacional, Psicomotricista, Pscopedagoga, Musicoterapia , embora seja quantidade elevada do tratamento, são bem lúdicas e eleva de forma considerável o desenvolvimento de um Autista.

CATV: Existem vários graus de autismo, certo?? Como diagnosticar??

RE: O diagnostico precoce é fechado após avaliação clínico por um Neuropediatra ou Psiquiatra Infantil, que possibilita início intensivo do tratamento. O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva, que pode variar de acordo com desenvolvimento e tratamento, ou seja, uma criança inicialmente diagnosticado em nível 2 de suporte moderado, pode ir para nível 1 leve, ou até mesmo regredir para nível 3 severo.

CATV: O que precisa mudar na nossa legislação para que os PNE tenham melhores condições de vida e igualdade??

RE: As leis já existem, porém a efetividade tanto pelo Poder Público, como setor no privado, não é cumprido na integralidade. O que muitas vezes é necessário a busca pelo judiciário para fazer valer o direto.

Vale ressaltar que muito recente foi publicado que a Discriminação contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será punida com multa. A penalidade foi instituída pela Lei 9.600/22, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18/03).18 de mar. de 2022

\"\"

Autismo é um oceano azul de oportunidades de inclusão, e nesse mar que estou navegando em busca não só para meu filho, mas para os PCds.

Sonho na implantação de centros de referência com tratamento efetivamente adequando em todo território nacional para Autismo. Renata significa renascida, a chegada de um filho nasce uma mãe, após o diagnóstico nasce uma mãe atípica, ou melhor, renasceu em mim uma Renata para cumprimento de uma missão, de lutar para que esse sonho seja uma realidade em nossa sociedade.

CATV: Qual sua opinião sobre a educação de pessoas com necessidades especiais?? Qual a importância de uma educação inclusiva??

RE: Em âmbito geral, nossa sociedade embora diga ser inclusiva, a grande maioria das intuições principalmente privadas não possuem estrutura de profissionais capacitados para receberem PCD’s. É uma triste realidade, embora tenham até “boa vontade”, não sabem lidar na prática como exemplo não deixar chegar a uma crise.

Por

\"\"